O que é e como criar um press kit de sucesso

A assessoria de imprensa e press kit estão entre as ferramentas mais valiosas da comunicação. Elas têm o poder de construir e solidificar a reputação de uma marca no mercado, consolidando um bom relacionamento com a mídia.

Aqui no blog da MAVERICK 360, você encontra exemplos em artigos com cases de sucesso da agência, como o da assessoria de imprensa para a Jornada do Autismo e de clientes de diferentes setores, como advocacia, saúde e tecnologia.

Essa base de relacionamentos traz inúmeros benefícios, como o aumento da visibilidade e validação da confiança por diferentes veículos e impulsionamento direto de vendas.

Mais especificamente, o press kit, também conhecido como kit de imprensa, contribui muito para um alcance ainda mais expressivo, o qual pode ir além dos veículos tradicionais.

Mas você realmente sabe o que é press kit? Entende para que serve, quando usar ou a melhor forma de montar o seu? 

Talvez você tenha até uma ideia. Mas, neste artigo, vamos mostrar como a prática, que já é tradicional, evoluiu muito com o tempo. Hoje, ele vai muito além de um simples envio de press releases ou produtos. 

A seguir, descubra um manual completo onde você aprenderá tudo sobre como usar press kit para conquistar publicidade espontânea e fortalecer a sua marca.

Você verá por aqui:

  • Por que falar sobre press kit?
  • O que é um press kit?
  • Para que serve um press kit?
  • Tipos de press kit: físico x digital
  • O que deve conter em um press kit completo
  • Press kit para influenciadores: estratégia que engaja
  • Press kit para eventos e lançamentos
  • Exemplos criativos e inovadores de press kit
  • Erros comuns ao criar um press kit (e como evitar)
  • Dicas para montar um press kit de sucesso
  • Perguntas frequentes sobre press kit

Boa leitura! 

Por que falar sobre press kit?

Na construção de uma marca forte, sua imagem precisa de meios eficientes para que ela alcance o público-alvo. Isso quer dizer que branding e press kit devem se unir para apresentar uma empresa, produto ou serviço para a mídia e outros públicos de interesse. 

Segundo o relatório "State of the Press Release" de 2024 da PR Newswire, a importância desse material é inegável. A pesquisa revelou que:

  • 74% dos jornalistas querem receber comunicados de imprensa das assessorias;
  • 68% deles veem nos releases o tipo de conteúdo mais útil que recebem;
  • 72% acreditam que a distribuição do material eleva a visibilidade;
  • 52% dizem que o press kit reforça a autoridade no setor.

Essa ação é especialmente importante em momentos cruciais, como em lançamentos de serviços e produtos. Um bom kit de imprensa pode:

  • Validar a marca: além de facilitar o trabalho de jornalistas, ajuda a estruturar o que os clientes pensam sobre uma empresa ou produto;
  • Gerar mídia espontânea: um espaço editorial pode ser muito caro, por isso, o press kit se torna uma ação com ótimo custo-benefício para obter divulgação gratuita e qualificada;
  • Centralizar as informações: ele reúne dados sobre a marca, imagens de alta qualidade e materiais relevantes que garantem que a história seja contada com precisão;
  • Alcançar múltiplos públicos: pode ser distribuído tanto para jornalistas e influenciadores, quanto para parceiros e investidores.

O que é um press kit?

De forma direta, o press kit é um conjunto de materiais informativos e promocionais. Ele é criado para divulgar uma marca, produto ou evento para a mídia e influenciadores. 

Esse pacote de materiais também é conhecido como kit de imprensa ou, em alguns contextos, mídia kit. Seu principal objetivo é facilitar o trabalho de jornalistas e a criação de conteúdos. 

Como veremos a seguir, o press kit precisa ser elaborado com muita expertise, em uma abordagem que envolva o uso de várias disciplinas e profissionais especialistas em diferentes canais.

Para que serve um press kit?

Quando aprendemos melhor sobre press kit, percebemos que sua função vai muito além de apenas divulgar uma novidade. Ele posiciona empresas de forma proativa, ao mesmo tempo em que controla narrativas.

Ao fornecer um kit de imprensa, primeiramente, você comunica que valoriza a mídia. Em segundo lugar, demonstra que está pronto para colaborar, oferecendo todos os recursos necessários.

Um bom press kit para marcas serve para múltiplos objetivos. Vejamos os principais:

  • Facilitar a cobertura da mídia: torna o trabalho dos profissionais mais fácil e ágil;
  • Gerar mídia espontânea e gratuita: quando jornalistas ou influenciadores gostam do material e o divulgam em suas redes sociais, por exemplo;
  • Aumentar a visibilidade e o reconhecimento: expõe a marca, fazendo-a ser lembrada nos contextos certos;
  • Divulgar lançamentos e novidades: anuncia o lançamento de produtos, serviços e até fusões entre grandes players;
  • Fortalecer o branding e a imagem da marca: decorrente da qualidade do conteúdo e de sua apresentação;
  • Servir de apoio em eventos: pode ser disponibilizado em feiras de negócios e coletivas de imprensa para reforçar as informações.
  • Garantir a precisão de dados: garante a divulgação de informações corretas, desde nomes até números importantes.

Agora que você sabe sobre o que é e para que serve press kit, vamos aprender as diferenças e vantagens dos formatos físico e digital?

Tipos de press kit: físico x digital

A escolha entre um formato físico e um digital é uma decisão estratégica. Além do seu objetivo, ela depende do orçamento e do público que você deseja alcançar. É preciso deixar claro que não existe uma opção melhor que a outra, mas sim a mais adequada para cada situação. 

Ambas têm vantagens e podem, inclusive, ser usadas de forma complementar. Faça sua avaliação!

Press kit físico

Este é o formato tradicional, entregue em mãos. Ele aposta na experiência sensorial para criar uma conexão e memória afetiva com a marca.

  • Vantagens: gera um impacto memorável e pessoal, permitindo o envio de amostras e brindes, o que é ótimo para um press kit de produtos, por exemplo. A experiência de receber algo tangível fortalece o relacionamento.
  • Quando usar: ideal para eventos e lançamentos de produtos, permitindo que jornalistas e influenciadores testem a novidade (ou a divulguem).

Press kit digital

O EPK (Electronic Press Kit) é a versão online. Geralmente, é uma página em seu site ou um conjunto de arquivos em nuvem que podem ser parte de uma estratégia maior de marketing digital.

  • Vantagens: baixo custo e alcance massivo. Também é sustentável, fácil de atualizar e permite incluir links e vídeos.
  • Quando usar? Ideal para empresas de tecnologia, de prestação de serviços ou quando o orçamento é limitado.

Como ambas as abordagens visam fortalecer a comunicação de uma marca, uma boa estratégia pode combinar o impacto do físico com a agilidade do digital. Por isso, um exemplo de press kit físico pode ser uma caixa personalizada contendo tanto um novo produto quanto um QR code que leva para o material digital completo.

O que deve conter em um press kit completo

Você sabe como fazer press kit? Esse material envolve mais do que apenas criatividade na embalagem, é preciso incluir elementos que contem uma história e facilitem o trabalho da mídia.

Um kit de imprensa completo funciona como um guia. Por isso, considere esta lista como um checklist essencial para montar o seu:

  1. ress release: é o documento central, um comunicado que detalha a novidade, o lançamento ou o evento em questão;
  1. Fotos e vídeos: inclua imagens em alta resolução para garantir a qualidade do material publicado;
  1. História da marca: um texto que resume a biografia da empresa e/ou apresenta a visão, missão e valores;
  1. Informações técnicas: uma ficha com dados, estatísticas e outros pontos de interesse sobre o produto ou serviço;
  1. Contatos: com informações claras do departamento de relações públicas ou da assessoria de imprensa;
  1. Brindes ou amostras: no caso de kits físicos, inclua itens, produtos, amostras ou vouchers que traduzam o conceito da marca de forma prática. 

Essa lista está na base para qualquer kit de imprensa. Agora, vamos aprofundar em alguns press kits direcionados, adaptados a influenciadores, eventos e lançamentos.

Press kit para influenciadores: estratégia que engaja

O marketing de influência não poderia ficar de fora, afinal, ele tem sido muito útil nas estratégias de topo do funil por sua capacidade para atrair novos públicos. Contudo, o press kit de influenciador digital exige uma abordagem mais pessoal.

Nesse caso, a experiência muitas vezes fala mais alto do que o produto em si.  A estratégia é criar um momento “compartilhável” com a audiência do influencer. Por isso, a personalização é a chave. 

Antes de montar os materiais, pesquise o perfil da pessoa em questão e crie um kit que converse com o estilo dela. Um envio genérico dificilmente terá destaque. Pense em embalagens criativas e ações lúdicas.  

A experiência do "unboxing" tem um alto poder de engajamento, sendo um formato utilizado há anos. Isso quer dizer que é preciso fugir do óbvio para surpreender.  

Um bom press kit para influenciadores transforma um recebido em uma pauta espontânea.

Press kit para eventos e lançamentos

Eventos e lançamentos sempre são momentos importantes para uma marca. Por isso, cada elemento deve ser posicionado com foco em objetivos bem definidos. 

O press kit é fundamental para gerar expectativa, pois funciona como um convite para a imprensa e os influenciadores. Sua função é antecipar as informações relevantes e, com isso, munir os jornalistas com tudo o que precisam.

Porém, é preciso que o press kit seja pensado de forma específica para cada ocasião. Uma coletiva de imprensa pede um material diferente de um coquetel de lançamento, por exemplo. Para ilustrar, vamos simular dois modelos para uma construtora de alto padrão:

Press kit para eventos

Imagine um evento de apresentação do apartamento decorado. O foco é a experiência. O kit pode conter: 

  • Um convite personalizado com o nome do jornalista;
  • Release sobre o conceito do evento e do decorado;
  • Perfil do arquiteto e do designer de interiores responsáveis;
  • Um bloco de notas e caneta personalizados para a cobertura;
  • Um brinde sofisticado, como um aromatizador de ambientes com uma fragrância específica.

Press kit para lançamentos

Agora, pense no lançamento oficial do empreendimento para o mercado. O foco é o produto. Neste caso, o press kit pode incluir:

  • Release com dados exclusivos sobre o projeto e o potencial de valorização;
  • Uma pasta com o material impresso;
  • Imagens e renders em alta qualidade do projeto final;
  • Um pen drive com todos os materiais digitais (vídeos, plantas, etc.);
  • Um brinde temático, como uma pequena planta ou um livro de arquitetura.

Esses exemplos mostram a importância de adaptar o kit para cada ação. No entanto, uma regra é universal: quanto mais criativo e bem pensado for o press kit, maiores são as chances de gerar mídia espontânea e de realmente encantar seu público-alvo, como mostraremos no próximo tópico.

Exemplos criativos e inovadores de press kit

No mercado, a criatividade é um grande diferencial. Press kits diferenciados destacam marcas de seus concorrentes, gerando mídia espontânea e engajamento genuíno. Vamos analisar dois cases com ideias que geraram repercussão muito positiva.

Lacta: sempre um sucesso

A Lacta é uma especialista em engajamento com press kits. A marca já fez uma collab com a Magalu, em 2023. Na ação, a influencer virtual recebeu um press kit com guloseimas digitais.

No mesmo ano, uma parceria com a cantora Sandy também apresentou um kit notável. Produzido pela RM2 Holding, seu design uniu beleza e funcionalidade, chamando a atenção dos seguidores.

Boca Rosa Beauty: a força do acessório

Outro ótimo exemplo vem da Boca Rosa Beauty. Seus press kits são completos, com produtos de beleza e um acessório estratégico: a necessaire. 

É preciso explicar que uma maquiagem no seu rosto é da Boca Rosa? Sim! Mas a necessaire, com sua identidade visual forte, identifica a marca instantaneamente.

Pode parecer fácil replicar essas ideias, mas é preciso evitar erros que passam despercebidos e podem até ter efeito contrário do esperado, como veremos a seguir.

Erros comuns ao criar um press kit (e como evitar)

Aqui está uma lista de erros comuns para você não deixar que sua marca falhe na hora de montar e enviar um press kit:

1. Excesso de informação: um kit sobrecarregado com muitos itens ou dados desnecessários perde o impacto e confunde a mensagem central.

  • Como evitar: mantenha o foco no seu objetivo. Lembre-se que, muitas vezes, menos é mais.

2. Falta de personalização: enviar um conteúdo genérico para todos é um erro grave. A chance de o material ser descartado é enorme.

  • Como evitar: adapte o kit para o veículo ou influenciador. Mostre que você fez sua parte e valoriza o trabalho dele.

3. Design pouco profissional: um visual confuso, desorganizado ou de baixa qualidade prejudica a credibilidade da sua marca.

  • Como evitar: invista em um layout atraente e de fácil leitura. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica.

4. Ausência de objetivo claro: enviar um kit sem um propósito definido é um desperdício de recursos. O material pode não fazer sentido para quem recebe.

  • Como evitar: tenha um motivo claro para o envio. Pode ser um lançamento, um evento ou uma campanha específica.

5. Ignorar o formato digital: apostar apenas no formato físico limita seu alcance e agilidade.

  • Como evitar: tenha sempre uma versão digital (EPK). Ela é fácil de distribuir, atualizar e acessar, além de permitir o uso de vídeos e links.

Dicas para montar um press kit de sucesso

Mais importante do que ter um modelo de press kit fixo, é ter um padrão de qualidade. Por isso, aqui estão algumas recomendações práticas:

  1. Conheça seu público-alvo: defina claramente para quem você está enviando o material. Lembre-se: um kit para um jornalista de economia é diferente de um para um influenciador de lifestyle.
  1. Invista em um bom design: a apresentação visual representa a sua marca. Garanta que o layout seja atraente, organizado e de fácil leitura, seja ele físico ou digital.
  1. Inclua uma chamada para ação (CTA): deixe claro qual é o próximo passo desejado. Informe sempre o canal de contato direto da assessoria para agendar entrevistas ou obter mais informações.
  1. Seja funcional e criativo: o kit deve ser útil e conter todos os materiais necessários para facilitar a cobertura. Ao mesmo tempo, use a criatividade para se destacar e criar uma experiência memorável.

Agora que você sabe tudo sobre a importância de um press kit na comunicação, só falta um passo para alcançar os melhores resultados em mídia espontânea: conheça o serviço de assessoria de imprensa da MAVERICK 360 e veja como podemos te ajudar.

Dúvidas comuns sobre press kit

1. O que é press kit e qual sua função?

É um conjunto de materiais informativos e promocionais. Sua principal função é fornecer recursos para que jornalistas, influenciadores e outros parceiros possam divulgar uma marca, produto ou evento com facilidade e precisão.

2. Qual a diferença entre press kit e mídia kit?

O press kit busca gerar mídia espontânea, ou seja, cobertura editorial gratuita. Já o mídia kit é um documento comercial com materiais que facilitam o trabalho de jornalistas e a criação de conteúdos sobre uma marca, seus produtos ou serviços.

3. O que deve ter em um press kit bem feito?

Um bom kit deve conter: um comunicado de imprensa (release), a história da marca, fotos e/ou vídeos em alta resolução, informações de contato da assessoria e, no caso de kits físicos, produtos, amostras ou brindes temáticos.

4. Quem pode usar um press kit?

Qualquer organização, empresa, artista ou pessoa que deseje divulgar uma novidade para a mídia e para o público.

5. Quando é ideal enviar um press kit?

Os momentos mais comuns e eficazes para o envio são: lançamentos e eventos.

6. É possível criar um press kit digital impactante?

Sim. Um press kit digital (ou EPK) pode ser muito impactante ao usar um design profissional, conteúdos de alta qualidade e elementos interativos, como links e arquivos para download.

7. Quais plataformas posso usar para montar um press kit digital?

Você pode usar ferramentas de design para criar um conjunto de materiais. Para a distribuição, pode ser uma página no site da sua empresa, um PDF interativo ou uma pasta em serviços de nuvem.

8. Como medir o sucesso de um press kit enviado?

O sucesso é medido pelo retorno obtido: número de menções na mídia, matérias publicadas, posts de influenciadores e o aumento de tráfego ou vendas.

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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