Hoje, e-mail marketing e vendas é uma estratégia muito bem consolidada nas agências, mas você sabia que ele nasceu de uma prática considerada invasiva?
Em 1978, Thuerk, buscando aumentar suas vendas, enviou cerca de 400 e-mails anunciando a chegada de um novo computador. Mas o público não ficou nada satisfeito. Afinal, ninguém havia autorizado ou solicitado o envio do e-mail.
Mas pelo visto, a “moda” pegou! As mensagens eletrônicas não solicitadas se tornaram um incômodo tão comum que receberam o nome de uma marca que era satirizada pelo famoso grupo de comédia britânico Monty Python, a “SPAM”, considerada indesejavelmente onipresente, sempre aparecendo em vários itens dos menus de restaurante britânicos.
Como o termo já havia pegado, os profissionais de marketing fizeram um backronyms (acrônimos criados depois de a palavra já existir), criando o acróstico "Sending and Posting Advertisement in Mass (Spam)", em tradução livre para o português: “enviar e postar publicidade em massa”.
A solução para não irritar os consumidores era simples: bastava pedir autorização antes do envio dos e-mails. Por isso, a partir de 1996, quando o Hotmail começou a liberar contas gratuitas, muitas estratégias surgiram no mercado para conseguir montar as famosas listas de contatos de emails, conhecidas como mailing.
Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais neste instrumento de comunicação único e precioso que veio para resolver o que hoje ainda seria o Calcanhar de Aquiles da comunicação. Você verá por aqui:
- O que é mailing
- Importância do mailing
- Como construir um mailing efetivo
- Boas práticas no uso de mailings
- Impacto do mailing no marketing e vendas
- Perguntas frequentes sobre mailing
Boa leitura!
O que é mailing?
Mailing é uma lista de contatos, geralmente de e-mails, usada para comunicação direta e personalizada com o público de uma empresa. Essa base de dados inclui clientes, leads e prospects, servindo tanto para estreitar laços com a marca quanto para aumentar a precisão da comunicação.
A ferramenta é importante porque estratégias de e-mail marketing dependem de uma lista bem organizada. O mailing é o pilar para estruturar as ações, garantindo que nenhum contato seja perdido e que a comunicação seja feita de forma segmentada e precisa.
É a captação de leads que alimenta o mailing, permitindo a criação de conteúdos personalizados para cada uma das etapas do funil de vendas. Com ele, é possível diferenciar os contatos e nutrir o relacionamento, potencializando as ações de marketing.
Importância do mailing
A relevância do e-mail como canal de comunicação é inegável. Atualmente, 99% dos usuários de e-mail verificam sua caixa de entrada todos os dias. Segundo dados da Porch Group Media, para 58% deles, essa é a primeira atividade online do dia, antes mesmo das redes sociais.
Alguns benefícios do mailing obtidos tanto pela MAVERICK 360 quanto por nossos clientes corroboram com alguns dados apresentados na pesquisa:
- Fortalecimento do relacionamento com clientes e leads: quem consegue aproveitar bem o hábito de checagem de e-mails, constrói um fluxo de comunicação consistente, nutrindo um relacionamento e mantendo a empresa na mente do consumidor — fruto da cadência de contato direto.
- Facilidade da segmentação e personalização da comunicação: o mailing é preciso, uma comprovação feita por 78% dos profissionais de marketing que conseguem fazer uma segmentação de assinantes mais eficaz através dele, assim como uma personalização mais conectada.
- Redução de custos comparado a outras estratégias de marketing: o e-mail marketing oferece um retorno sobre o investimento (ROI) excepcional, com uma expectativa de retorno, em média, de US$ 42 para cada US$ 1 investido na estratégia, superando com folga outros canais de marketing digital.
- Geração de leads qualificados e aumento das chances de conversão: o e-mail ainda é o canal principal para geração de leads, utilizado por 89% dos estrategistas de marketing. Além disso, consumidores que compram por meio de ofertas recebidas por e-mail tendem a gastar 138% a mais que os demais.
Um mailing bem organizado não apenas otimiza o trabalho da equipe de marketing, mas também eleva a eficiência das ações planejadas por todos os departamentos, da publicidade ao setor de vendas, impactando o lead certo para fazê-lo cliente e fidelizá-lo.
Como construir um mailing efetivo
A construção de mailing orgânico é o caminho para um relacionamento efetivo. Em contrapartida, comprar listas prontas é uma prática infeliz que prejudica a marca, gerando desconfiança e baixo engajamento.
Para criar uma lista de contatos de leads com algum interesse legítimo no que sua empresa oferece, siga estas estratégias:
- Crie formulários de inscrição atrativos: utilize pop-ups, barras no topo do site ou formulários em páginas estratégicas para facilitar a captura de e-mails de visitantes interessados;
- Ofereça algo de valor em troca (iscas digitais): você pode incentivar as inscrições com e-books, webinars, templates ou cupons de desconto;
- Certifique-se de coletar dados com consentimento: seja transparente sobre o uso dos dados e utilize caixas de seleção de opt-in claras, respeitando a LGPD e construindo uma relação de confiança;
- Use a tecnologia a seu favor: adote uma ferramenta de automação para gerenciar os contatos, segmentar a base e automatizar a comunicação de forma escalável e eficiente.
Existem diversas ferramentas para criar mailing no mercado, cada uma com focos diferentes. É fundamental escolher a que melhor se adapta à sua estratégia e orçamento. Conheça algumas das principais:
1. Mailchimp
Considerada a plataforma gratuita mais famosa, é ideal para iniciantes. Permite criar listas, campanhas segmentadas e e-mails com um editor de arrastar e soltar.
2. RD Station
Uma plataforma de automação de marketing com excelentes indicações, ideal para Inbound Marketing, permitindo criar landing pages e qualificar leads.
3. LeadLovers
Focada na gestão e nutrição de leads. Permite criar páginas de captura e automatizar o disparo de mensagens com base em gatilhos de comportamento.
4. Mailify
Permite a criação de campanha multicanal, que combina o disparo de e-mails com o envio de SMS.
5. VWO (Visual Web Optimizer)
Uma ferramenta para quem precisa realizar testes A/B em suas campanhas. Seu recurso de mapa de calor (heat map) mostra onde os usuários mais clicam na mensagem.
A construção de um mailing efetivo é um processo contínuo que une estratégias de captação inteligentes à escolha de uma ferramenta adequada. Não há uma fórmula única, é preciso realizar testes para encontrar a solução perfeita para a necessidade de cada marca.
Boas práticas no uso de mailings
Construir uma lista de e-mails é apenas o primeiro passo. Para que ela gere resultados consistentes, é fundamental adotar práticas que mantenham as bases de leads, prospects e clientes engajadas.
Para isso acontecer, é preciso criar estratégias saudáveis e em conformidade com as expectativas daqueles que irão receber os conteúdos. Veja a seguir algumas ações indispensáveis para uma boa gestão de mailing:
- Crie uma lista de e-mail segmentada com base no perfil, interesses e comportamento dos seus contatos;
- Sempre que possível faça a personalização de e-mails: chame o destinatário pelo nome ou coloque-o em listas de conteúdos que realmente façam sentido para ele. Assim, ele se sente reconhecido naquela mensagem, como um destinatário intencional;
- Realize testes A/B para comparar o desempenho de diferentes versões de assuntos, conteúdos e CTAs, e invista no que performa melhor;
- Monitore o desempenho das suas campanhas, analisando métricas como taxa de abertura, cliques e o retorno de cada envio.
A aplicação de boas práticas como essas tem o poder de transformar o mailing da sua empresa, independente do tamanho de sua lista. Não é preciso fazer isso com dezenas ou centenas de contatos, comece com o que você tem.
Impacto do mailing no marketing e vendas
São as boas práticas que transformam o mailing para empresas em uma ferramenta de impacto, capaz de impulsionar as vendas. Isso impacta diretamente na capacidade de gerar receita, uma vez que o público toma decisões de compra após estabelecer uma relação de confiança com a marca.
O que era mais comum para quem vendia online, fazendo do e-mail uma porta de entrada para seu e-commerce, hoje também é utilizado para produtos que precisarão de deslocamento para compra.
Se você vende uma farinha especial para roscas, por exemplo, uma newsletter com receitas irá captar o mailing ideal. O mesmo vale para uma concessionária, academia, cursos, entre outros.
Um mailing bem estruturado abre pelo menos três portas que impulsionam o crescimento de um negócio:
1. Engajamento e retenção de clientes
Por meio de e-mails pós-compra e programas de fidelização, uma empresa pode se manter presente no dia a dia do consumidor, construindo uma comunidade de clientes fiéis.
2. Eficiência em campanhas promocionais e de remarketing
Uma pesquisa publicada pela Snov.io, plataforma de ferramenta de vendas, indicou que 82% de estrategistas de marketing que usaram e-mails automatizados, como os de carrinho abandonado, obtiveram um resultado de 8 vezes mais aberturas.
3. Potencialização de estratégias de nutrição de leads no funil de vendas
Um mailing direcionado adequadamente potencializa outras ferramentas, como a automação de e-mails e tipos de ações, como newsletters, lembretes, mensagens de felicitações ou saudação.
O mailing para empresas vai além do relacionamento, ele otimiza campanhas e qualifica leads de forma escalável, sendo um pilar para o sucesso do marketing e um motor direto para o aumento das vendas.
Como a MAVERICK 360 pode ajudar a sua marca?
Na MAVERICK 360, o mailing é essencial em nossas estratégias de marketing digital. Trabalhamos com as ferramentas do Inbound Marketing para atrair clientes, onde criamos experiências personalizadas e segmentadas, sempre conectadas com os interesses reais do público-alvo para garantir o maior engajamento.
Contamos com um diferencial: temos um time de especialistas. Isso significa que um mesmo conteúdo passa por diferentes departamentos, garantindo que cada etapa do processo seja executada com a máxima excelência técnica, do planejamento à análise de resultados.
Se a sua empresa busca uma forma mais profunda de se conectar com seu público e transformar leads em clientes, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou assine nossa Newsletter clicando aqui para acompanhar nossas estratégias e ver como transformamos marcas em referências no mercado. Esperamos pelo seu contato!
Perguntas frequentes sobre mailing
1. Como aumentar a minha lista de mailing sem comprar contatos?
Ofereça materiais de valor, como e-books, em troca do e-mail do usuário. Utilize formulários de inscrição em seu site e landing pages para converter visitantes em novos contatos de forma orgânica.
2. Quais ferramentas usar para gerenciar um Se em 1971 o americano Ray Tomlinson revolucionou a comunicação com a criação do que seria a primeira plataforma de email, seis anos mais tarde o inglês Gary Thuerk ficou famoso pelo uso indevido (e irritante) da ferramenta.?
Existem diversas opções no mercado. Destacamos a Mailchimp, interessante para iniciantes; RD Station, mais completa para estratégias de Inbound; e LeadLovers, focada na gestão e nutrição de leads.
3. Como garantir que meus e-mails não sejam marcados como spam?
A principal regra é não comprar listas e enviar e-mails apenas para quem autorizou o recebimento. Use ferramentas como o Is Not Spam para testar se a sua mensagem pode ativar os filtros.