Juliano Farias
Executivo de growth
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Case de sucesso MVRK 360: Branding 360 para a Cena5

Criar marcas é uma responsabilidade muito grande. Definir uma identidade visual e determinar um tom de voz para comunicar um produto ou um serviço é uma tarefa bastante árdua. Fazer essas duas coisas se complementarem a ponto de ficarem marcadas na mente das pessoas, então, nem se fala.

Entretanto, esse é o tipo de desafio que nós, aqui na MAVERICK 360, adoramos abraçar. Durante a nossa caminhada enquanto empresa, trabalhamos com marcas que estavam nascendo e precisavam desenvolver a sua própria identidade, mas também auxiliamos aquelas que, em certo ponto da trajetória, perceberam a necessidade de uma reformulação.

O REPOSICIONAMENTO

Esse foi o caso da Cena5. Apesar de ser uma marca tradicional e de boa maturidade no mercado audiovisual, ela ainda não tinha uma plataforma de marca sólida. Em certo momento da trajetória, seus fundadores perceberam a necessidade de se comunicar com um outro tipo de público, porém havia um ruído na comunicação da identidade visual que não permitia que a empresa se conectasse com essas pessoas. 

Para contextualizar, a Cena5 sempre foi uma empresa de produção audiovisual focada em formaturas. Entretanto, quando foi fundada, ela seguia os moldes do mercado de fotografia para casamentos pois acreditava-se que, se posicionando de uma forma mais conservadora, o público principal - que eram os pais dos formandos - daria mais valor ao portfólio da empresa.

Com o tempo, percebeu-se que o decisor de compra passou a ser o próprio aluno/formando e isso trouxe a necessidade de um reposicionamento de marca. Foi aí que o trabalho de Branding 360 para a Cena5 começou. 

PLANO ESTRATÉGICO

Iniciamos o processo de briefing por meio de reuniões de imersão com os principais gestores e decisores-chave da marca. Também realizamos pesquisas qualitativas com clientes satisfeitos e insatisfeitos. Em paralelo, fizemos todo mapeamento e pesquisa de mercado. Levantamos os nomes dos principais concorrentes nacionais e, por ser a maior empresa do setor no Brasil, também precisamos conhecer os concorrentes indiretos do mercado exterior. Além disso, adentramos o universo jovem e procuramos entender todas as bandeiras levantadas por esse público e as pautas que mais o mobilizam atualmente.

Tendo todas essas informações, partimos para o plano estratégico e, em seguida, seguimos com a criação da identidade da Cena5, tanto verbal quanto visual.

EIXO VISUAL

No eixo visual, nós queríamos um projeto que fosse a cara da nova geração, sem deixar de transmitir a ideia de uma marca séria e comprometida.

Para a identidade visual, nossa referência principal foi a Rede Globo. Trouxemos uma paleta de cores bastante variada e inclusiva para a marca. Os tons são intensos, vibrantes e possuem alta taxa de luz, o que impressiona e chama a atenção. Nos preocupamos em utilizá-los para evocar sentimentos que têm tudo a ver com a marca, como confiança, criatividade, entusiasmo e energia. Também utilizamos efeitos de lightning pensando nas futuras aplicações em vídeo/movimento.

Para o logotipo, a intenção foi criar algo que lembrasse os ícones de aplicativos, por isso utilizamos o YouTube como referência de forma. A tipografia contou com duas fontes diferentes que expressam simplicidade e leveza, contribuindo com a comunicação fácil e descomplicada que a marca busca estabelecer com o seu público.

EIXO VERBAL

No eixo verbal, consideramos o fato de que a Cena5 atende o jovem desde quando ele é um recém saído do ensino médio até o dia em que ele se forma faculdade. Entre esses dois pontos existe um gap de tempo que pode chegar a sete, oito anos. 

Essas pessoas se comunicam através de uma linguagem mais leve e moderna, mas não necessariamente esdrúxula. Por isso, o grande desafio da construção do território verbal da Cena5 foi encontrar um “caminho do meio” quando se fala com um mesmo público nesses dois momentos da vida. 

Por aqui, não seguimos um manual de instruções; cada marca tem suas particularidades e isso precisa ser respeitado. Para a Cena5, por exemplo, não desenvolvemos textos de “missão, visão e valores”, mas sim um manifesto que engloba, unicamente, todos esses pontos. 

Além disso, também disponibilizamos um banco de emojis; exemplos de quais palavras usar e quais não usar; aspectos de tons de voz; exemplos de copies, CTAs e argumentos de venda; expressões que devem ou não devem ser utilizadas; glossário de palavras mais utilizadas pela marca; objetivos e propósitos; entre outros elementos que atuam como alicerces para toda a comunicação da marca.

O RESULTADO

Como resultado, o serviço de Branding 360 possibilita uma clareza muito maior sobre a marca para o cliente. 

Do ponto de vista verbal, ele aprende a se comunicar com o seu público-alvo de maneira muito mais assertiva, compreendendo as suas dores e fornecendo soluções que se adequam às suas necessidades. Já do ponto de vista visual, ele adquire uma identidade própria e única, que passa a ser reconhecida por todos aqueles que têm contato com a empresa. 

O Branding 360 possibilita a criação de uma marca que conversa e se conecta muito melhor com o seu público e, por meio disso, consegue atingir muito mais pessoas dispostas a investir nos seus produtos e/ou serviços. 

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AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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