Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Você conhece o tema mobile first?

Quando falamos em desenvolvimento de website ou até em design, o que deve ser considerado logo de primeira é a versão mobile. A pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) de 2018 mostrou que em 2017, no Brasil cerca de 97% da população utilizava o celular para acessar a internet. Estamos conectados a todo momento, no trabalho quando vamos buscar um copo de água, aproveitamos e damos uma olhada no celular.

Então sim, sempre ao desenvolver um site, pense em como a experiência do usuário será no mobile e depois pense na responsividade para telas maiores, afinal, elas não são a grande maioria, mas para um trabalho ficar 100%, é necessário prezar  pela qualidade em todas as etapas!

Essa é uma prática de marketing digital, com foco na criação de serviços e produtos digitais.

O mobile first foi notado pelo Google em 2017, fazendo com que o algoritmo fosse alterado, assim surgiu o mobile-first index.

Sim, isso mesmo, o próprio Google dá preferência para quem possui um site pensado em mobile first. Os primeiros lugares nas pesquisas, sempre serão de sites que implementam e disponibilizam esse tipo de index.

Criar um design para mobile e adaptar para telas maiores pode parecer algo muito trabalhoso, então, por que não fazer o caminho inverso? Chamamos isso de responsividade, que nada mais é que adaptar o design feito para telas maiores em telas menores como tablets e celulares.

Muito mais fácil adaptar do maior para o menor, não é mesmo!?

Mas agora eu te questiono, você acha que tudo que cabe e encaixa em uma tela grande, cabe dentro de uma tela de celular?

Essa responsividade pode prejudicar a qualidade da mensagem que a empresa ou o cliente quer passar. Por isso, adotando o mobile first, se cria primeiro a versão menor, garantindo qualidade em todos os aparelhos, e um ótimo ranqueamento no Google.

A dica que fica para os designers é: criem todo o conteúdo pensado em mobile first e após isso, adaptem para a versão desktop. Já na hora do desenvolvimento deve-se prestar atenção na ordem dos elementos das duas maneiras.

Aproveite que a MAVERICK 360 tem uma equipe preparada para a criação e publicação de websites e entre em contato com a gente para desenvolver o website da sua empresa!

Entre em contato:

contato@agenciamaverick.com.br‍

+55 41 99980-9009

+55 41 99954-7416

AUTOR DO TEXTO:
Gabriel Rodrigues
Programador | Desenvolvedor
Gabriel Rodrigues nasceu em Curitiba (PR), é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e programador na MAVERICK 360, cuidando do desenvolvimento e atualizações de websites de clientes.

Cadastre-se ao lado em nossa newsletter e receba conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado

QUER UMA PROPOSTA?
Home