Juliano Farias
Executivo de growth
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Threads: entrar ou não entrar, eis a questão

E eis que finalmente a Meta lançou uma rede social para concorrer com o Twitter. A grande novidade dessa semana não é a primeira rede lançada para concorrer com o pássaro azul (e que, provavelmente, não será a última). A vantagem aqui é que os donos do Facebook, do Instagram e do WhatsApp têm uma base estabelecida de usuários, infraestrutura e conhecimento sobre o que dá e o que não dá certo para aplicar no Threads. Agora, se a rede realmente vai vingar, o tempo dirá.

O novo aplicativo de conversa em texto permite postagens com até 500 caracteres, além da inserção de links, fotos e vídeos de até cinco minutos. Além disso, é possível criar um usuário a partir da conta já existente no Instagram - essa conexão é um grande trunfo para a plataforma, pois possibilita seguir na nova rede quem você já segue, diminuindo uma barreira importante: angariar seguidores. E, diferente do concorrente, por ora, o Threads não tem anúncios.

Apesar das semelhanças entre as duas redes, há uma grande diferença aqui para quem é fã do Twitter: o Threads não tem “Trending Topics”, a famosa seção sobre os assuntos mais comentados do momento. Pelo menos por enquanto. Segundo a Meta, em comunicado publicado pelo Business Insider, a empresa deve adicionar mais recursos ao Threads, incluindo recomendações aprimoradas no feed e uma função de pesquisa mais robusta para facilitar o acompanhamento dos tópicos e tendências em tempo real.

E, como tudo o que é novo costuma empolgar, a rede acumulou mais de 30 milhões de usuários em menos de 24 horas e segue angariando novos adeptos, embalados pelo hype e pela curiosidade. Mas e a sua empresa, será que ela precisa estar no Threads?

A resposta é: depende. Depende da sua estratégia de negócio, depende do seu plano de comunicação, depende de como você se posiciona e, principalmente, se a sua presença digital já está estabelecida em outras redes.

Tempos atrás, já falamos aqui sobre a quantidade excessiva de canais de comunicação e de redes sociais. E isso continua valendo. Como empresa, não adianta entrar em mais uma rede e não ter conteúdo interessante para mantê-la. Neste caso, vale o ditado dos nossos pais: “tudo é permitido, mas nem tudo lhe convém”.

O Threads surgiu para concorrer diretamente com o Twitter. Isso significa que a Meta está de olho na fatia de público do concorrente: cerca de 400 milhões de usuários (mais de 200 milhões ativos diariamente) e uma grande popularidade entre o público mais jovem - com idades entre 25 e 34 anos. Por isso, um bom norte sobre aderir ou não à rede pode ser: seu negócio já está presente no Twitter? Não? Então pense bem antes de entrar. 

Inspirada no concorrente, a nova rede também tem um foco principal: o compartilhamento de conteúdo e informações. E, se você vai aderir ao Threads, tem que estar ciente de que deve produzir conteúdo adequado à plataforma. Devido ao seu formato, o foco aqui precisa ser a conexão com o seu público e não a venda de produtos ou serviços diretamente. Motivo pelo qual a estratégia de conteúdo é fundamental para o sucesso e o engajamento - permitindo, inclusive, que a partir dessa interação o usuário se interesse por conhecer mais o seu negócio e, quem sabe, efetuar compras ou aquisições por outros canais.

Outro ponto importante - valorizado em todas as redes, mas mais ainda no Threads (e no Twitter) - é a interatividade. Interagir com os usuários é fundamental, pois aumenta o engajamento, traz mais seguidores e alcance. No entanto, mais uma vez precisamos estar atentos à estratégia: a interação tem que ser condizente com o perfil e com o posicionamento da marca e deve fazer sentido para a comunicação como um todo, adaptando-se à linguagem da rede, mas sem deixar de lado os valores importantes para a empresa. E o mesmo vale para as respostas: é preciso responder usuários e as interações deles com a marca. Quando o seguidor fica sem resposta, isso repercute de forma negativa na imagem do negócio. 


E aí, já está no Threads? Seja lá ou em qualquer outra rede social, a MAVERICK 360 pode traçar a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio e produzir conteúdos relevantes, alinhados ao seu posicionamento. Quer contar com a nossa expertise para alavancar o seu negócio? Clique aqui e entre em contato!

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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