Juliano Farias
Executivo de growth
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Sua empresa não aparece no Google? Saiba como o SEO pode te ajudar

Se não está no Google, não existe. Essa já virou praticamente uma regra para 100% dos negócios, empresas, prestadores de serviços, comércios e qualquer estabelecimento que queira ser encontrado pelo seu cliente. Além de um perfil gratuito no Google Meu Negócio, hoje é essencial que a companhia esteja à frente dos seus concorrentes: lembre-se que, assim como você, qualquer empresa pode ter uma página inserida de maneira gratuita nos motores de busca.

Então, como se diferenciar? Existem diversas maneiras: o Meu Negócio completo, um bom website responsivo e eficiente, perfis nas redes sociais (aquelas adequadas à proposta da empresa - não adianta simplesmente criar perfis em todas as redes e não mantê-los atualizados, sem entregar um conteúdo de valor agregado ao público), assessoria de imprensa, performance com Social ADS e Google ADS e o mais importante - neste caso - as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). 

*Leia a respeito do uso das redes sociais pelos brasileiros clicando aqui.

O SEO nada mais é do que um conjunto de ações, técnicas, estratégias e execuções que, quando realizadas de maneira correta por profissionais especialistas, vai otimizar organicamente o site, melhorando significativamente o posicionamento da empresa nos resultados dos mecanismos de buscas.

E como fazer isso? Quais são os benefícios? Como é o processo? Calma, meu objetivo escrevendo este artigo é explicar, de maneira resumida, estes pontos abaixo.

Vantagens de um projeto de SEO no seu site

  • Melhora a conversão

Um dos principais benefícios, com toda certeza, é a eficiência na aquisição de leads e clientes. Os dados do website Internet Live Status mostram que os usuários do Google no mundo realizam mais de 40 mil buscas por segundo (isso mesmo, por segundo!). Isso significa, calculando uma média mensal, mais de um trilhão de pesquisas por mês. Então, com estratégias de melhoria de palavras-chave relevantes e outras tantas que podemos aplicar em um site, a atração de leads é bem maior, o que leva a mais conversões: estimativas do próprio Google revelam que mais de 50% dos consumidores online acessam entre três e cinco conteúdos relevantes antes de, de fato, fechar a compra ou fazer o contato com o time comercial.

  • Aumenta a autoridade

A credibilidade da empresa perante ao público vai aumentar bastante. Se associarmos então uma estratégia de SEO com assessoria de imprensa, a geração de autoridade será gigantesca. Afirmamos isso pois estar em uma posição elevada nos motores de busca é associado a confiabilidade do setor atuante, o que traz segurança para o consumidor. 

Um exemplo clássico: se você digitar “melhor tênis de corrida” no Google, com certeza vai se interessar pelas primeiras opções da primeira página de exibição da plataforma - afinal de contas, o Google classificou aquele determinado link como relevante e útil e, acreditem, ele não faz isso por acaso, pois são mais de 300 critérios que a automação leva em consideração para exibir os resultados orgânicos na ordem em que são apresentados.

  • Usuários satisfeitos

Toda a aplicação de uma estratégia de marketing precisa visar, principalmente, a experiência do consumidor/usuário, e com o SEO não é diferente. A experiência do visitante do site faz toda a diferença na hora da compra ou contratação. E com técnicas adequadas o carregamento do site da sua empresa será super eficiente, terá responsividade, as categorias de produtos ou serviços ficam acessíveis e eficientes, o processo de compra será simplificado, dentre muitos outros pontos. Estas características positivas com certeza farão os usuário converter muito mais.

Implementação

Como mencionamos acima, de maneira geral, os motores de busca - tanto seus recursos automatizados (robôs) como humanos - levam em consideração mais de 300 tópicos para a relevância de cada conteúdo publicado na internet. Por conta disso, toda a estratégia de SEO é algo que requer investimento contínuo e um trabalho eficiente de médio e longo prazo. Mas tenha certeza: os frutos do trabalho vêm e são duradouros. Ao contrário da performance, por exemplo, que traz resultado a curto prazo se tivermos um bom planejamento e uma execução assertiva, o SEO é um processo de construção contínuo que trará resultados históricos. Um ponto importante é que: uma vez que o objetivo foi alcançado, assim como tudo no marketing, precisamos mantê-los: o investimento com certeza vai diminuir, mas é importante lembrar que os parâmetros mudam, surgem novas tecnologias e a concorrência não perdoa.

Dentre diversas práticas utilizadas, podemos destacar a otimização do conteúdo (blog e demais textos do site), a construção de backlinks, a análise de resultados, o monitoramento, a seleção de localização, a análise de perfil da concorrência, a otimização de imagens, as tags bem inseridas, etc. 

Se este artigo não te convenceu da importância de um trabalho de SEO ou, ainda, você ficou com dúvidas de como a sua empresa pode adotar estas boas práticas, entre em contato conosco clicando aqui! Temos um time completo de especialistas prontos para fazer o seu negócio alcançar a visibilidade que ele merece.

AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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