Rick Garcia
Diretor comercial
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Como superar os desafios da comunicação interna?

É verdade que (ainda bem!) estamos caminhando para uma situação sanitária mais tranquila no Brasil e em todo o mundo. Com o avanço da vacinação, temos visto diminuir os casos graves, o número de internamentos e começamos 2022 com a esperança de dias melhores.

Apesar disso, o trabalho remoto ou híbrido ainda se impõe e, ao que tudo indica, deve seguir sendo uma realidade para a maioria das empresas. Com a impossibilidade do contato diário presencial, não é exagero dizer que investir em comunicação interna e em ferramentas que garantam unidade à comunicação e, consequentemente, entre os colaboradores, deve ser uma prioridade também em 2022. 

Você parou para pensar na importância da comunicação interna? E ela não é só o envio periódico de avisos e newsletters à equipe. Uma comunicação interna bem estruturada, depende, sobretudo, de três pilares: assertividade, confiança e clareza. É preciso que os direcionamentos sejam claros e objetivos e que os canais de contato entre colaboradores e gestores sejam acessíveis.

Além disso, é preciso que haja confiança entre todos os membros internos. Afinal, quando a confiança falha, um grande problema vem à tona: o represamento de informações. Assim, as pessoas tendem a deixar de compartilhar informações importantes, omitir questões estratégicas e, no fim, quem sofre é a organização.

Se o modelo de trabalho é híbrido, este desafio, sem dúvida, se torna ainda maior: como fazer com que os direcionamentos sejam dados igualmente a todos os colaboradores? Como conversar com todos de forma igualitária, sem priorizar a comunicação presencial? 

A resposta para tudo isso é: fortalecer a cultura organizacional (falamos mais sobre ela aqui) e manter os objetivos alinhados aos processos. Assim, a comunicação acontece livremente entre todos.

E aqui ainda tem um bônus: valorize o seu time. Valorize as conquistas e, principalmente, divida os resultados e dê os créditos. Afinal, as conquistas também devem ser coletivas. Não há nada pior para um gestor do que a postura de “vocês perderam, nós empatamos e eu ganhei”. Se perdemos, perdemos todos. Mas se ganhamos, todos ganham também. 

É desafiador? Sem dúvida! Por isso, conte com a expertise da MAVERICK 360 para garantir que a comunicação esteja realmente alinhada aos seus propósitos. Entre em contato com a gente:

contato@agenciamaverick.com.br

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AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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