Para construir uma boa estrutura de atendimento ao cliente, é fundamental investir na estratégia Omnichannel. Ela permite que sua empresa diversifique os canais, atenda e se comunique com o público-alvo, integrando o mundo físico e o digital para gerar melhor experiência de compra e, consequentemente, aumentar as vendas.
Com o crescimento das mídias sociais e das vendas pela internet, a interação dos consumidores com as marcas também aumentou no ambiente online. Isso gerou a necessidade de criar novas formas de comunicação para atender a esse público.
Dessa forma, surgiu o termo Omnichannel que, no âmbito empresarial, transmite a ideia de vários canais conectados para:
- Atender ao cliente de forma personalizada;
- Promover o contato direto com as marcas;
- Disponibilizar suporte e relacionamento;
- Realizar a divulgação de produtos de forma mais específica;
Essas ações podem ser feitas usando aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram), redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook), Chatbot, SMS e/ou E-mail. Também é possível integrar essas plataformas com o espaço físico, realizando campanhas promocionais para visitação nas lojas, incentivando a retirada de produtos, entre outros.
Vale ressaltar que do ponto de vista do público, a separação entre atendimento online e físico nunca existiu. Ele sempre enxergou a empresa de uma forma única.
Por isso, a aplicação dessa estratégia não se refere apenas à diversificação em todos os canais, mas, sobretudo, à integração plena deles, de forma que o consumidor seja bem atendido e tenha uma experiência de consumo positiva com sua marca.
Por que investir em Omnichannel ?
Além dos impactos no atendimento e na imagem da marca, ao diversificar e integrar as plataformas de comunicação, há um impacto direto na geração de receitas e retenção do cliente.
Segundo dados da V12 Data, a frequência de compra em empresas omnichannel é 250% maior e a taxa de retenção é 90% mais alta quando comparadas com negócios de canal único.
Além dessas vantagens, essa estratégia promove:
Redução de custos operacionais
Com a integração dos canais em um único sistema, os gastos com contratação de pessoal é reduzido, bem como diminui o investimento em variadas ferramentas de atendimento.
Satisfação e Fidelização de clientes
O atendimento personalizado gera maior aproximação com o público, o que facilita a resolução de problemas e suportes no dia a dia. Essa experiência positiva gera a satisfação dele com a marca e aumenta as chances de fidelização.
Relatórios detalhados
A gestão integrada dos canais permite a geração de relatórios mais detalhados, o que permite identificar melhorias a serem feitas na jornada de compra do consumidor.
Mais visibilidade para o negócio
Por fortalecer a imagem positiva da marca, a estratégia gera maior satisfação no consumidor que, por sua vez, passa a recomendar os produtos/serviços para outras pessoas.
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Texto por: Lívia Santos