Pode ser que você conheça e tenha ouvido falar da importância do storytelling para as produções audiovisuais, como filmes, séries e novelas ou até mesmo para os livros, mas já se deu conta o quanto essa ferramenta pode ser fundamental para o marketing da sua marca?
Contar histórias, como o nome em tradução literal sugere, é, antes de mais nada, uma habilidade. Por meio dela, é possível transmitir mensagens de forma envolvente e gerar identificação, projeção e estabelecer uma conexão emocional com a audiência.
Acredito que à essa altura você já tenha se dado conta aonde queremos chegar, não é mesmo?! Mas vamos te explicar um pouco melhor sobre como e porquê o storytelling pode integrar as estratégias de marketing digital do seu negócio. Vamos lá?
Utilize o storytelling para sair do óbvio
São milhares de opções de perfis, produtos e serviços tentando ganhar espaço e a preferência do público. Independentemente do que você precise ou queira acompanhar, existe uma infinidade de informações de todos os tipos e formatos para “dar e vender”.
Por isso, para se destacar na mente do seu público e fazer com que a sua empresa seja lembrada, é necessário apostar intensamente na qualidade do conteúdo e sair da mesmice e obviedade do puro e simples “compre aqui!” (aliás, não nos entenda mal: não há nada de errado nisso, mas também não há nada potencialmente marcante, certo?).
Com o storytelling é possível construir um enredo que aproxime a sua marca da realidade dos desejos e necessidades dos seus clientes (atuais e futuros) e contar uma história sobre o seu negócio e o que ele oferece, fazendo com que o próprio público chegue à conclusão de que a sua empresa é a melhor escolha.
Para isso, é preciso criatividade, sutileza e ao mesmo tempo, técnicas de persuasão e gatilhos mentais aplicados ao desenvolvimento de ideias e informações encadeadas pela ligação emocional que a mensagem desperta.
Como aplicar o storytelling no marketing digital
Calma! Não precisa sair criando um roteiro de cinema para as suas ações de comunicação. Você pode contar histórias por meio das redes sociais e do site da sua marca, por exemplo, de acordo com as características de cada plataforma e objetivo.
Confira algumas dicas de como aplicar o storytelling nas suas estratégias de marketing digital:
1. Trace um planejamento: estabelecer uma narrativa nada mais é do que saber o ponto de partida e de chegada, e claro, como fazer o caminho entre eles. Por isso, planeje o conteúdo de forma objetiva, clara e criando uma jornada que faça sentido conforme ele vai sendo produzido e disparado.
Falamos mais sobre planejamento aqui, vale a pena ir mais a fundo no assunto!
2. Integre a comunicação: de pouco adianta cada plataforma digital da sua marca comunicar personalidades e valores divergentes dela ou até mesmo atualizar uma e esquecer das outras. A construção da autoridade e do relacionamento com o público demanda confiança e, por isso, o storytelling precisa estar unificado em todos os pilares que contemplam estrategicamente o marketing do seu negócio.
3. Adeque a mensagem ao meio: lembre sempre que unificar e integrar a comunicação não quer dizer copiar e colar o mesmo conteúdo em todos os canais da sua empresa.
Por exemplo: um post do Instagram é bem diferente de um e-mail marketing e assim por diante.
Cada ferramenta possui abordagem, linguagem e estruturas distintas que precisam contar de forma envolvente o que você deseja transmitir, respeitando essas singularidades para que a estratégia seja eficiente.
4. Fale das dores do seu público: se conectar com a sua audiência é entrar diretamente em contato com os problemas, conflitos e carências dela e, principalmente, mostrar que a sua marca pode solucioná-los.
Ambientar a narrativa a contextos reais e que despertam os sentimentos, contribui para a identificação e a familiaridade entre o interlocutor e o receptor das mensagens.
Resumidamente, atender necessidades e despertar desejos com proximidade são os grandes trunfos do storytelling (olha só, isso não te lembra exatamente um dos principais objetivos do marketing digital?), logo atrás de transformar conteúdos cotidianos em cativantes.
Não se engane, os traços publicitários - como a objetividade, a persuasão e a divulgação - estarão presentes em todo o processo e é por isso que a expertise nessa estratégia é tão importante.
Nós da MAVERICK 360 estamos prontos para te ajudar nesse desafio! Temos uma equipe multidisciplinar especialista para traçar o melhor caminho de forma personalizada para a comunicação do seu negócio!
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