Rick Garcia
Diretor comercial
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Como a Barbie fez a Mattel subir no mercado mais do que as big techs

O novo filme da Barbie tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural, superando até mesmo as gigantes da tecnologia. Enquanto as big techs lutavam para acompanhar o ritmo, a Mattel decolou e alcançou um impressionante crescimento de 15% no último mês. Surpreendente, não é mesmo?

Dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie - como Barbie - e Ryan Gosling - como Ken -, esse live-action recebeu um orçamento de US$ 100 milhões da Warner Bros. Desde que algumas filmagens vazaram, no ano passado, o filme tem causado furor na internet.

Recentemente Richard Dickson, COO da Mattel, destacou, em entrevista ao Yahoo Finance, que a Barbie se tornou muito mais do que um simples personagem:  “A marca Barbie evolui de um personagem para uma plataforma e, ultimamente, para uma franquia”. O curioso é que a empresa está confiante de que a máquina de marketing do filme se converta em lucros sólidos nos próximos relatórios financeiros. E não é pra menos.

As parcerias feitas para promover o live-action da Warner têm potencial para gerar grandes ganhos para a Mattel. O contrato firmado garante que parte da receita de bilheteria de Barbie vá para a empresa de brinquedos, podendo alcançar até US$ 400 milhões enquanto o filme estiver em exibição.

A Mattel também possui um departamento dedicado à produção de conteúdo audiovisual baseado em seus personagens. Especialistas de mercado afirmam que o sucesso de Barbie poderá validar outros projetos em desenvolvimento, incluindo um relacionado à linha de carrinhos de brinquedo Matchbox (e os fãs já sonham alto).

Outro ponto importante são os lançamentos de produtos, a exemplo da varejista Gap que trouxe uma linha exclusiva com o nome da Barbie, incluindo casacos e roupas para animais de estimação. A Forever 21 não ficou de fora e apresentou roupas inspiradas no mundo cor-de-rosa da boneca.

Mas não para por aí, diversas marcas entraram nesta onda e estão lançando seus produtos relacionados à marca. Diante disso, a Barbie se tornou uma verdadeira plataforma de franquia, com diversas parcerias - inclusive com o Airbnb, que oferece hospedagem na casa dos sonhos da Barbie

Com isso, vemos como a Barbie continua encantando todas as gerações e provando que é muito mais do que uma simples boneca. Ela tornou-se um ícone cultural e pode servir como inspiração para diversos modelos de negócios. 

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AUTOR DO TEXTO:
Ana Paula Ferreira
Redatora | Jornalista
Ana Paula Ferreira é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Franca. Apaixonada pela escrita, possui 13 anos de experiência na área de comunicação.

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