Juliano Farias
Executivo de growth
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2024: o que esperar do ano que se inicia

Este não é mais um texto clichê de perspectivas para 2024. O motivo é que, como jornalista que ama o factual, tenho que me esforçar ao máximo para ser clichê - geralmente não gosto muito. Fato é que, aqui na MAVERICK 360, tivemos um 2023 incrível e fizemos toda a nossa lição de casa para que 2024 seja ainda melhor: nos negócios, nas relações entre equipe, no crescimento da agência e também para os processos, metas e objetivos.  

Temos muito orgulho de sermos uma empresa bootstrapping: que nunca precisou de investimentos externos e nem dos sócios para a manutenção e crescimento do negócio. E sabemos que, no cenário do empreendedorismo, isso é muito difícil. Além disso, somos um negócio sem dívidas. Todas as nossas contas estão rigorosamente em dia, incluindo impostos, pagamentos de softwares, ferramentas, fornecedores, prestadores de serviços, colaboradores, terceirizados e tudo o que envolve o nosso fluxo financeiro. E digo, sem sombra de dúvidas, que crescer dessa forma requer esforços de planejamento e organização que abarcam, muitas vezes, depender única e exclusivamente do fluxo de caixa e reduzir o valor que os sócios recebem. Porém, isso faz com que o crescimento seja constante, ganhe força e, principalmente, tenha estabilidade.

Falando em crescimento, nossos números dos últimos anos são surpreendentes: em 2020, por conta da pandemia e do cenário econômico mundial, tivemos uma queda de 50% de faturamento bruto - basicamente passamos o ano retirando recursos do fluxo de caixa, sem reduções na equipe e prestadores de serviço. Essa baixa foi amplamente compensada, com caixa reposto e reconstruído em 2021. Ano em que tivemos uma alta de 270% - sim, impressionantes 270%. A partir daí, nos dois anos que se seguiram, nossa guinada se manteve estável, com um crescimento de 33% em 2022 e 35% neste ano. 

Levando em consideração que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 80% das micro e pequenas empresas não chegam ao seu primeiro ano de existência e, das que resistem, 60% fecham antes dos cinco, estamos fora dessa estatística. A MAVERICK 360 vai completar 10 anos de mercado no próximo ano. Ou seja, acredito que podemos dizer que vencemos, estamos vencendo e venceremos!

Cenário global

Um estudo elaborado pela Kantar, empresa especializada em consultoria, pesquisa e dados, apontou as principais tendências do marketing e da comunicação para 2024. O primeiro insight que a análise traz, que vem se repetindo nos últimos anos, é que a aprendizagem contínua e a tomada de decisões baseada em análise de dados é essencial no cenário de transformação tecnológica.

Outra constatação interessante é referente à Inteligência Artificial (IA) generativa e valores culturais. Enquanto cerca de 67% dos profissionais de marketing consultados estão otimistas quando falamos da tecnologia a favor do desenvolvimento da criatividade, o público consumidor está cada vez mais exigente quando escolhe as marcas que fazem parte do seu cotidiano - 80% afirmam que estão dispostos a fazer um esforço maior para comprar de empresas e marcas que apoiam ou compartilham os mesmos valores de causas que são importantes para eles.

Além disso, chegamos no momento em que as métricas vão valorizar mais a qualidade do que a quantidade. Ou seja, o indicador de dados preditivos de tempo de atenção, percurso do usuário e outros pontos baseados em análises aprofundadas com a ajuda da IA serão definitivos para o setor de comunicação em 2024 e nos anos que seguirem.

Quando falamos em formatos de conteúdo, vídeos para as redes e podcasts estão no topo da lista. Junto com eles podemos citar o marketing de influência segmentado para qualidade, como mencionado acima, levando em consideração, principalmente, os microinfluenciadores. 

Por fim, algo que precisa sempre estar presente no tom de voz da comunicação de todas as marcas é a cultura da empresa: de nada adianta entregar conteúdo ao seu público se ele não agregar valor. E isso significa levar em consideração aspectos como análise de dados, aprofundamento, diversidade, inclusão, personalização, humanização e uma comunicação inclusiva.

Mas quais são as expectativas da MAVERICK 360 para 2024? A gente realmente espera que o próximo ciclo seja incrível para os nossos prestadores de serviço, colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores e amigos. 

Em nome de toda a equipe da MAVERICK, agradeço a todos que, de alguma maneira, passaram pela nossa jornada em 2023, desejando felicidades, sucesso e ótimos negócios! Ah, além disso, a gente sempre deseja liberdade. Não só da boca para fora, mas como estamos em todos os lugares do mundo, oferecendo serviços para todos os pontos do planeta, a gente quer você possa estar livre para viver e ser exatamente quem você é.

Um incrível Natal e um Ano Novo cheio de realizações!

AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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