Rick Garcia
Diretor comercial
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Site, one page, landing page e hotsite: você sabe a diferença entre eles?

Você já deve estar cansado de saber que a presença digital é um fator fundamental para a sobrevivência de qualquer marca, não é mesmo?! Se quem não é visto não é lembrado, quem não está na internet também perde muito em visibilidade, presença e relacionamento com o seu público-alvo.

Mas será que você sabe a diferença entre site, one page, landing page e hotsite e qual é o mais indicado para a sua marca no momento ou dentro de estratégias específicas de branding e marketing digital? Se não, fique tranquilo, a gente te conta neste artigo!

Antes de mais nada: sim, você precisa de uma página para a sua empresa

Ponto. 

Independentemente de para qual objetivo você quer nortear a sua comunicação, é necessário partir do princípio que, invariavelmente, o seu negócio precisa ter uma página online ativa e não é preciso ir muito longe para entender a importância disso. 

Por meio dela, é possível apresentar a “vitrine” dos seus produtos ou serviços, detalhes da empresa, sua atuação e muito mais, além de ser uma “casa” para receber os visitantes que chegam através de anúncios ou das redes sociais, por exemplo, sendo um pilar essencial, portanto, para que qualquer estratégia seja efetiva.

Ah! E aqui já vai um lembrete indispensável: seja qual for o tipo de página, ela deve ser responsiva, afinal, mais de 91% dos usuários brasileiros utilizam tablets e smartphones para acessar conteúdos na internet, de acordo com o último levantamento da Comscore, empresa global de pesquisas e análises sobre a internet, sediada dos Estados Unidos.

Direto ao ponto: entenda as diferenças para escolher a sua página

Apesar de parecerem quase a mesma coisa, site, one page, landing page e hotsite possuem características específicas e direcionamentos diferentes para cada estratégia, ação e objetivo que se pretende alcançar. Olha só:

Website ou site

Site nada mais é do que o apelido de website, simples assim. Podemos compreender como sendo uma plataforma que reúne um conjunto de páginas dentro de um mesmo domínio/endereço. Um exemplo concreto disso é aqui, o próprio site da MAVERICK 360, em que os conteúdos são construídos e acessados via menu que levam a cada uma das páginas.

Neste contexto, ele é a opção mais completa em informações, pois possui mais possibilidades de detalhamento, tanto no sentido institucional, quanto no comercial, uma vez que pode apresentar sessões sobre a empresa e também sobre os produtos, serviços e até mesmo ser uma loja para a aquisição e compra (o conhecido e-commerce).

O site normalmente fica publicado sem tempo definido, pois as informações são estruturadas de forma duradouras e quase atemporais, assim, ele é considerado o principal meio de presença digital de uma marca, justamente por ser a sua apresentação perene como um todo (lembra sobre o conceito de ser a “vitrine” e a “casa”? É exatamente isso).

Site one page

Segue a mesma ideia do site, a diferença é que, como o nome sugere, todas as informações ficam condensadas em uma única página, por isso, requer muito mais objetividade nos conteúdos e um layout desenvolvido considerando essa característica, que é determinante em relação à diagramação.

No caso do one page, a navegação é por meio da rolagem, ou seja, o conteúdo abre por completo de uma vez e é “revelado” conforme o usuário desce pela página (comparativamente neste sentido, é como acontece com o Facebook e o Twitter, por exemplo).

Pode haver o menu para facilitar a experiência do usuário, mas ao clicar, ele será direcionado para a área específica que deseja dentro da página mesmo.

Landing page

Não, landing page não é um sinônimo para o one page, embora também seja uma página única. No entanto, a sua principal diferença está na característica principal de captação e conversão de leads, ou seja, o seu conteúdo é apresentado de forma bastante objetiva, com CTAs e discurso impactante e persuasivo para o visitante.

Além disso, ela pode oferecer uma vantagem em troca dos dados do usuário, então é comum que haja um formulário para preenchimento e a disponibilização de um material rico, por exemplo, após o cadastro (e-book, infográfico, planilha, vídeoaula etc.).

As LPs também podem ser voltadas para a aquisição direta de um produto específico, entre outras ações agressivas de marketing digital, no entanto, permanecem no ar por tempo indeterminado, dependendo da estratégia envolvida.

Hotsite

O hotsite, por sua vez, também é uma página única voltada para a conversão, mas é utilizado em ações muito específicas de marketing, por isso, é chamado de “site quente”, pois esquenta as estratégias de anúncios de eventos, inscrições, promoções e lançamentos.

Dessa forma, ele tem um prazo pré-determinado para ficar no ar e um objetivo muito claro, assim, os conteúdos (textuais e visuais) são extremamente diretos, levando à ação a que se destina (“se inscreva agora!”, “promoção válida só até hoje!”, “compre com desconto imperdível de lançamento!”, etc.).

E aí, já está pensando em qual tipo de página se encaixa melhor para o seu negócio agora? Conte com a MAVERICK 360 para não errar e ter uma estratégia realmente alinhada com o seu negócio. Somos especialistas no desenvolvimento de todos estes tipos de sites e traçamos a solução de comunicação personalizada ideal para a sua marca. Entre em contato com a gente! 

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AUTOR DO TEXTO:
MAVERICK 360
Equipe MAVERICK 360
Textos produzidos pela equipe da MAVERICK 360.

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