Juliano Farias
Executivo de growth
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Público-alvo, será que é realmente tão importante?

O público-alvo, também conhecido como target, é o grupo de potenciais compradores com características similares para os quais a marca ou a empresa deve direcionar as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.

A ideia é que, para definir melhor quem são essas pessoas, seja realizado um levantamento de informações como: 

  • Gênero;
  • Idade;
  • Formação;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Hábitos de consumo.

A partir desta análise, é possível guiar melhor os esforços de marketing e facilitar as vendas, tornando-as mais eficientes. Entre outros benefícios, posso destacar a comunicação mais assertiva com o público, um diferencial diante da concorrência e a criação de campanhas e canais mais efetivos.

Digamos que eu faça uma pesquisa para definir o público-alvo de uma loja de roupas femininas. Abaixo, eu trouxe um exemplo de como esse consumidor seria catalogado para futuras ações:

  • Mulheres, faixa etária de 30 a 45 anos, superior completo, classe B, renda mensal entre R$ 5 mil e R$ 12 mil, residentes de São Paulo e com grande interesse por tendências de moda.

A segmentação deste público é tão importante quanto a criação do nome e da identidade da marca. Desconsiderar essa ferramenta fará com que os resultados dependam exclusivamente do acaso.

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AUTOR DO TEXTO:
Joe Monteiro
Social Media
Joe Monteiro nasceu em Belo Horizonte (MG), é formado em Publicidade e Propaganda pela universidade FUMEC.

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