Rick Garcia
Diretor comercial
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Case MVRK 360: comunicação integrada 360 para Kopempack

Autoridade não se cria, se constrói. A Kopempack é o exemplo perfeito disso. Cliente da MAVERICK 360 desde 2020, a empresa iniciou sua parceria com a agência passando por um processo completo de rebranding, reformulação de materiais gráficos, mudança de toda a identidade nos canais de comunicação, reestruturação completa do seu website (em três línguas: português, inglês e espanhol), além da aplicação de tudo isso nos canais que criamos: redes sociais, blog e newsletter.

Rebranding

O primeiro passo foi o rebranding de toda a identidade visual da marca. O sócio-diretor da agência, Rick Garcia, que foi o responsável pelo projeto, conta que anteriormente o eixo visual não expressava a intenção da Kopempack. “O logo ‘Kopempack’ era escrito meio separado e tinham alguns quadrados perdidos na composição. Isso trazia uma ausência de unidade e identidade necessárias para a empresa”, explica. Ademais, o profissional também lembra que as cores não condiziam com a modernidade e a robustez que é exigida no ramo. “Eles queriam passar uma imagem de tecnologia, de algo mais futurista… As caixas com cantos arredondados não representavam isso”, complementa.

Ele ressalta que a transformação para uma marca all type, onde a tipografia já forma o logotipo, veio para dar a conotação de agilidade e dinamismo, com inspiração asiática. “Buscamos trazer elementos mais pontiagudos, com algumas referências do design japonês: cheios de vincos e retas. Nesse caminho, aproveitamos o K, que tem várias pontas saindo dele, para dar uma ideia de caixa ali mesmo, só que não como utilizado antes, e sim de maneira tridimensional empregada no modelo gestalt, não óbvia mas implícita, em movimento, como se estivesse saindo da marca”. 

Para saber mais sobre rebranding e o impacto dele na sua marca, acesse este link.


Cores e aplicações

O padrão de cores, símbolos, tipografias e texturas criado para a Kopempack foi aplicado posteriormente em todos os materiais da empresa, desde cartão de visitas até catálogos, equipamentos, banners e materiais para estandes. 

O coordenador de design da agência, Bruno Fernando, ressalta que esse processo foi desafiador por conta da complexidade dos materiais, com destaque para as máquinas. “Ficamos em contato direto com o time de engenharia da Kopempack, pois as padronizações das máquinas, que também foram personalizadas de acordo com a nova identidade visual, são estruturadas com medidas extremamente exatas. Além disso, o KV também foi incorporado às redes sociais, newsletters, adesivos, embalagens, desenhos técnicos, material promocional, website, etc. Nossa parceria com a companhia é de confiança mútua e de longa data. Além de todo o trabalho que realizamos, pelo terceiro ano consecutivo estamos produzindo todos os materiais para a participação da empresa na Fispal”, ressalta o especialista.

Outro ponto a se destacar no case, ainda segundo a área de criação da MAVERICK 360, é o trabalho feito nas cores, pois elas foram reforçadas - antes estavam em tons pastéis, o que não trazia a confiança necessária. O vermelho ficou mais intenso, seguindo ainda a referência japonesa, e o cinza, mais escuro, criando o contraste necessário.

Eixo verbal, tom de voz e conteúdo textual

Aqui o trabalho ocorreu, primeiramente, no sentido de unificar o tom de voz, a comunicação e o discurso da companhia nos diversos canais. No que diz respeito ao conteúdo textual, a MAVERICK 360 aplica o tom de voz da empresa em posts nas redes sociais, catálogos, newsletters, conteúdo do website, textos de blogs e outros materiais.

“A Kopempack é um cliente especial: eles estão há bastante tempo na casa e temos uma relação muito boa de confiança mútua. Foi desafiador no início pois precisávamos realmente integrar a comunicação, estabelecer a linguagem e o posicionamento, além de fortalecer a marca, traduzindo a tradição e tecnologia. A comunicação institucional, a autoridade e o histórico de uma empresa são coisas que precisam ser construídas e a Kopempack é um exemplo vivo disso. Não se constrói uma marca em um dia e nem em um mês, é necessário planejamento estratégico, cuidado e produção constante de conteúdo”, lembra a jornalista e gerente da agência, Guta Bolzan.

Sobre a parte prática da redação, enfrentamos o tradicional desafio de trabalhar com assuntos mais técnicos ou complexos (somos especialistas nisso, o que não significa que é fácil). Jéssica Ramiro, coordenadora de redação da MAVERICK 360, conta que, quando teve o primeiro contato com o tema, imaginou que seria difícil produzir os conteúdos, mas logo depois compreendeu que o entendimento seria tranquilo: “o que eles fazem parece ser algo muito complicado, mas com algumas pesquisas sobre o universo da automação industrial e o acompanhamento das mudanças que ocorrem constantemente nesse meio, fica mais fácil compreender como as coisas funcionam”.

A jornalista ressalta que o aprofundamento e entendimento completo do tema também é necessário para criar conteúdos dinâmicos de forma atrativa, por meio de vídeos, posts mais humanizados (mostrando quem faz a Kopempack), etc. Isso torna o conteúdo ainda mais interessante. “Para o blog e a newsletter a gente precisa sempre buscar conteúdos relevantes pois o setor está em constante evolução. Pesquisamos muito e sempre buscamos referências atualizadas, pois a cada três meses - ou menos - tudo pode mudar”, finaliza.

O case da Kopempack é a prova que um trabalho integrado de comunicação com planejamento estratégico, execução impecável e constância podem trazer grandes resultados e mudar o futuro de uma companhia. 

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AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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